Sexta-feira, 13 dezembro
Vila Viçosa
10h00 – 11h00
SESSÃO DE ABERTURA
Cine-Teatro Florbela Espanca - Sala Multiusos
O arranque do LiterÁREA lança a questão primordial deste Festival: Como pode a Literatura definir a identidade diferenciadora de um território de forma a atrair quem procura experiências autênticas, conhecer a cultura local, as tradições, a gastronomia, as histórias e a História de um território?
A Literatura como ferramenta de Desenvolvimento Cultural e Turístico
Com: José Santos, Sílvia Quinteiro, Dulcineia Catarina Moura, Ana Paula Amendoeira e Inácio Esperança
Mod. Isabel Lucas
Vila Viçosa
11h30 – 13h00
APRESENTAÇÃO – PITCH
Cine-Teatro Florbela Espanca - Sala Multiusos
Sabia que num fim-de-semana no Alentejo e Ribatejo pode cruzar-se com mais de 30 escritores? José Saramago, Urbano Tavares Rodrigues, Florbela Espanca, José Luís Peixoto, Ruy Belo, Fialho de Almeida, Afonso Cruz, Mário Beirão, Mariana Alcoforado, Al-Mu’tamid, Manuel Ribeiro, entre muitos outros, que habitam os roteiros literários das duas regiões.
VIVA! Os Roteiros Literários
Com: Responsáveis de cada roteiro literário - pitch/apresentação – intervenção de Idália Tiago (responsável roteiros internacionais da Fundação José Saramago)
Vila Viçosa
15h00 – 16h00
MASTERCLASS
Cine-Teatro Florbela Espanca - Sala Multiusos
Como diferentes tipos de narrativa contribuem para a construção da imagem de um destino turístico e o papel das rotas literárias enquanto ferramenta para a revalorização e reinvenção dos destinos.
“As Rotas Literárias: Da palavra à (re)invenção do destino turístico”
Com: Silvía Quinteiro
Sílvia Quinteiro é uma das maiores referências da investigação sobre Literatura e Turismo em Portugal. Integra algumas das principais instituições e redes nacionais e internacionais ligadas ao tema, como a Rede Entremeio da Universidade do Rio de Janeiro ou o projecto LITESCAPE - Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental (Universidade Nova de Lisboa). Fundadora e Coordenadora do grupo de investigação LIT&TOUR.
Vila Viçosa
16h30 – 17h30
APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Hotel Marmóris
O escritor, realizador e argumentista Possidónio Cachapa vem ao LiterÁREA apresentar o seu novo livro que analisa como diferentes mundos e territórios podem determinar o destino de cada um.
Um livro sobre a infância e sobre a guerra, onde tudo é verdade e tudo é literatura. Sobre o que pode ter significado para milhões de portugueses ter vivido o início dos anos 70, num mundo longe, fora da classe média ou um pouco mais privilegiada. O mundo, aqui, é outro. E, também, o que significou para quem ficava a partida forçada dos filhos, para combate longínquo que não poderia trazer outra coisa que não fosse dor.
“A Selva Dentro de Casa” de Possidónio Cachapa
Com a presença do autor
Évora
17h30 – 18h30
INAUGURAÇÃO EXPOSIÇÃO E CONVERSA
Galeria Plato
O ponto de partida da conversa entre os fotógrafos José Manuel Rodrigues e Nuno Félix da Costa é o livro «Portugal era assim» que reúne fotografias de Nuno Félix da Costa do país até 1984, dez anos após o vinte e cinco de abril. As imagens mostram um Portugal, nomeadamente um Alentejo, que dificilmente reconhecemos, hoje. A ideia do livro é contribuir para uma reflexão sobre o devir nacional - o que desde então foi feito, o que não foi feito e o que poderia ter sido diferente. A exposição “Sete”, do autor e com a curadoria de Mercedes Vidal-Abarca e Diogo Ramalho, estará patente até 31 de janeiro de 2025.
“SETE” - Exposição Individual de Nuno Félix da Costa
Com: José Manuel Rodrigues e Nuno Félix da Costa
Santiago do Cacém
21h30
CINEMA
Auditório António Chainho
Uma conversa a partir de “As primeiras coisas” de Bruno Vieira Amaral (Prémio Literário José Saramago em 2015) e “As pequenas memórias” de José Saramago, de como os territórios e as suas gentes se podem tornar personagens de ficção, e, portanto perenes.
“Cerromaior” de Luís Filipe Rocha
Com a presença do realizador
Sábado, 14 dezembro
Beja
11h00
EMISSÃO DE RÁDIO EM DIRETO
Mercado de Beja
Nesta apresentação interactiva, Luís Miguel Ricardo convida-nos a explorar o rico vocabulário típico do Alentejo, tal como compilado na sua obra Falares e Ditarenhos do Alentejo. Resultado de uma dúzia de anos de investigação e recolha nos recantos mais escondidos da região, esta obra preserva mais de seis mil significados de palavras e mais de trezentas expressões alentejanas. Durante a sessão, serão abordadas curiosidades sobre a origem de alguns termos, histórias envolventes e partilhas sobre o linguarejar do Alentejo e a identidade das suas gentes.
Falares e Ditarenhos
Com: Luís Miguel Ricardo
Évora
11h00
SESSÃO DE CONTOS
Biblioteca Pública de Évora
A contadora de histórias Bru Junça nasceu em Évora num domingo e talvez, por isso, diz ser dada ao vagar. Aprendeu matemática na mercearia do Sr. Ângelo e aprendeu a escutar, ouvindo as estórias da vizinhança contadas pela D. Vicência e pela D. Victória.
Quis ser professora, mas tornou-se contadora de histórias e mediadora de leitura.
Entretenga de histórias dedicada à tradição oral e ao património imaterial
Com: Bru Junça
Casa Branca - Sousel
11h30
BRUNCH LITERÁRIO
Associação Era Uma Voz
Uma manhã única para falar sobre como a evolução digital influencia a forma como se contam e escrevem histórias.
Num território como o Alentejo e Ribatejo, o consumo digital de livros pode encurtar distâncias entre autores e leitores? Essa forma de consumo mais rápida tem algum impacto na carreira de um escritor?
E os booktokers? Influenciam o que lêem os seus seguidores?
O mundo digital pede uma maior interação entre leitores e os autores?
O Vício dos Livros (também no Tiktok)
Com: Afonso Cruz e as booktokers Raquel Copeto, Beatriz Testa, Mariana Mousinho e Maria João Faria
Beja
14h30
WORKSHOP
Biblioteca Municipal de Beja
Este workshop destina-se a escritores, viajantes, entusiastas e apreciadores da literatura de viagens que desejam aprofundar a arte da narrativa e da descrição de experiências. Os participantes terão a oportunidade de explorar a literatura de viagens a partir de obras clássicas e contemporâneas, e de aplicar técnicas avançadas de escrita, aprendendo a descrever cenários e experiências com precisão e sensibilidade. Também abordaremos estratégias para a publicação e promoção de textos de viagens. Será um ambiente inspirador e enriquecedor para todos os que procuram capturar a beleza e a complexidade das suas jornadas através da escrita.
Literatura de Viagens
Com: Tiago Salazar
Cabrela - Montemor-o-Novo
14h30 – 17h30
OFICINA
Casa das Letras Bed & Books
Nesta oficina, orientada pelo aclamado escritor Gonçalo M. Tavares, os participantes serão desafiados a mergulhar no vasto mundo da criatividade e da imaginação através de exemplos de escrita que exploram como o erro e o acaso, por exemplo, podem influenciar a forma como nos expressamos.
Literatura e Imaginação
Com: Gonçalo M. Tavares
Seguido de leitura de excertos da obra do autor e sessão de autógrafos.
Évora
14h30
VISITA COMENTADA
Fundação Eugénio de Almeida
A acrópole de Évora possui um património singular que esteve sempre presente na literatura nas descrições narrativas, nas apariçõesmais breves na poesia ou até mesmo na dramaturgia com a menção aos cenários.
Este percurso pelo património da Fundação Eugénio de Almeida, integrado na programação do LiterÁREA, dá a conhecer os lugares que os escritores construíram na literatura, muitas vezes vividos pelos próprios na primeira pessoa, potenciando a sua identidade e memória.
«A literatura (na)mora na Acrópole»
Com: André Moreira Machorrinho
Évora
15h30 – 18h00
WORKSHOP
Octant de Évora
Descubra o sabor da literatura! É nosso convidado na preparação de pratos inspirados em obras literárias, que celebram as tradições e técnicas culinárias que definem a essência do Alentejo e Ribatejo. Junte-se a nós e entre na cozinha, desvendando os segredos que tornam a gastronomia desta região um verdadeiro tesouro.
Ler para Comer
Com o chef Pedro Mendes
Évora
16h00
WORKSHOP
Biblioteca Pública de Évora
Uma seleção de atividades que exploram o lado divertido do Alentejo ao mesmo tempo que contam a sua história e apresentam os pontos turísticos mais importantes. Pintar, desenhar, contar, imaginar, observar e descobrir, são algumas das atividades que vão ajudar os mais pequenos a descobrir um Alentejo diferente.
Alentejo Divertido
Com: Alberto Faria e Andreia Ribeiro
Beja
16h00
CONVERSA
Hotel Holliday Inn
Como a literatura se relaciona com os espaços físicos e simbólicos de um território e contribuem para a valorização da identidade local e memória colectiva.
A literatura na valorização do património cultural
Com: Rui Cardoso Martins e Vicente Alves do Ó
Monforte
16h00
WORKSHOP
Torre de Palma Wine Hotel
A partir de pratos referenciados em obras literárias, destacando as tradições e técnicas de confeção que enriquecem a identidade da região, o público é convidado a entrar na cozinha e a descobrir o que faz a gastronomia alentejana e ribatejana ser um dos segredos mais preciosos.
Ler para Comer
Sines
16h30
CINEMA
Auditório do Centro de Artes de Sines
Em Sines, numa época de revolução, Al Berto dá corpo a uma geração em mudança. Al Berto cria um grupo de amigos e juntos transpiram juventude, excentricidade, sonhos de mudança, mas pouco tempo após a revolução, a cidade ainda não está preparada para tanta liberdade - liberdade para amar sem medo.
“Al Berto” de Vicente Alves do Ó
Com: Raquel Copeto
Évora
18h00
ENCONTRO
Bar do Teatro Garcia de Resende
Quizz, oferta de livros, concurso de declamação, sorteio de jantar gourmet literário.
Um encontro descontraído dedicado à obra dos escritores presentes nos roteiros literários do Alentejo/Ribatejo e à promoção da leitura.
Reading Party
Com: Raquel Copeto
Vila Viçosa
21h30
CINEMA
Auditório do Cine-Teatro Florbela Espanca
Nos 130 anos do seu nascimento, celebramos Florbela Espanca, uma mulher incomum e fora do seu tempo. O filme segue a sua história no período de crise literária, em que deixou de conseguir expressar-se através da escrita, por altura da morte de Apeles, o seu adorado irmão oficial da Aviação Naval. Um filme que pretende homenagear uma das poetisas portuguesas mais relevantes do séc. XX.
“Florbela” de Vicente Alves do Ó
Com a presença do realizador
Domingo, 15 dezembro
Galveias
11h00
CONVERSA
Centro Interpretativo José Luís Peixoto
A forma como vivemos e escrevemos o território que habitamos é igual?
O meu Alentejo é o mesmo que o teu?
Com: Margarida Vale de Gato e Frederico Pedreira
Évora
11h00
VISITA GUIADA
Biblioteca Pública de Évora
A Biblioteca Pública de Évora é uma das mais antigas e relevantes de Portugal. Local de peregrinação de muitos investigadores nacionais e internacionais, a sua coleção de obras inclui 664 livros impressos nos primeiros tempos da imprensa, 6.445 livros impressos no século XVI; música impressa, 20.000 títulos de publicações periódicas e 612.000 volumes de outras obras que enriqueceram a colecção desde 1931.
Titulo do Evento
Com: Zélia Parreira (Directora)
Montemor-o-Novo
14h30
CONVERSA
Biblioteca Municipal Almeida Faria
Onde nos levam as palavras? Como a escrita se transforma num passaporte para explorar diferentes territórios (físicos e emocionais), culturas, tradições e histórias.
Passaportes Literários
Com: Dulce Maria Cardoso, Dora Gago e Rafael Gallo. Moderação de Carlos Vaz Marques
Montemor-o-Novo
16h00
ENCONTRO/MASTERCLASS
Biblioteca Municipal Almeida Faria
Cinema, Teatro e Televisão. E a vida. Um dos mais prestigiados actores nacionais estará no LiterÁREA para uma partilha de vivências e experiência sobre como os territórios (físicos e emocionais) que habitamos, contribuem para a criação e para a definição dos personagens que todos desempenhamos, quer num palco, num ecrã, ou apenas no dia-a-dia.
Contratempo: A beleza de corromper a velocidade dos dias ou A beleza de parar o tempo
Com: Albano Jerónimo
Évora
19h30
COCKTAIL DE ENCERRAMENTO
Évora Olive Hotel
Actuação de grupo de Cante.
Com: José Santos, Presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo ERT, convidados LiterÁREA
Onde há espa–ço para todas as históri–as
CONTATO
© 2024. Todos os direitos Reservados.
SIGA-NOS